MICROFISIOTERAPIA
É uma terapia manual que busca, através de toques sutis e pequenos (micropalpação), desencadear os mecanismos de autorreparação que todo organismo possui. O fisioterapeuta, baseado em mapas corporais, realiza toques específicos para avaliar o ritmo vital de tecidos, órgãos e sistemas.
Estamos expostos o tempo todo a fatores agressores: infecções, radiações, intoxicações, traumas mecânicos e emocionais. Nosso corpo está permanentemente buscando reparar os danos causados por esses fatores. Na maioria das vezes a reparação ocorre com sucesso, mas algumas vezes isso não ocorre, levando a perda de vitalidade de algum órgão ou tecido. O agente agressor deixa um rastro no corpo, uma cicatriz patogênica. Com a Microfisioterapia, essa cicatriz é reapresentada ao corpo, dando a este a chance de novamente aplicar sua capacidade de reparação e reestabelecimento do equilíbrio das funções vitais.
Esta técnica foi desenvolvida pelos fisioterapeutas e osteopatas franceses Daniel Grosjean e Patrice Benini. É indicada como uma terapia complementar aos tratamentos convencionais, bem como na prevenção, quando a informação da patologia está presente no corpo, mas que ainda não apresenta sintomas. O paciente obtém bons resultados tanto em aspectos físicos como em psicoemocionais.