Neste equipamento, que é parecido com uma cama de hospital, o praticante conta com o auxílio de molas e outros aparatos como o trapézio, que ajudam a suportar o peso do corpo, estabilizar articulações, corrigir desequilíbrios musculares ajudando-o a evoluir de uma maneira mais rápida para a correta execução dos exercícios.
Equipamento dinâmico que possui uma plataforma móvel que pode ser acionada por meio da movimentação de membros superiores e membros inferiores. Os exercícios são realizados em diferentes posições (deitado, sentado, ajoelhado, em pé) para treino de equilíbrio, coordenação, força e condicionamento físico.
É um equipamento desafiante que exige força, equilíbrio e flexibilidade. Permite ampla variedade de movimentos. Nela podemos trabalhar em diversas posturas: sentado, deitado, apoiado nos joelhos, em frente, atrás, e em pé sobre a mesma.
Um dos menores aparelhos do Pilates, o barril atrai por sua qualidade desafiadora e, ao mesmo tempo, acolhedora. Peça simples e sem molas, o barril atua no relaxamento e na tonificação muscular. Nele, pode-se realizar exercícios de força e de alongamento. Lembrando uma cela de cavalo acoplada a uma escada, o barril ajuda a melhorar a respiração, desenvolver os braços e as pernas, trabalhar a coluna para corrigir a postura e os movimentos, diminuir coxas grossas e massagear a parte inferior das costas. Ele possui função tão importante quanto os demais aparelhos do Pilates, e seu uso é determinado de acordo com o objetivo do professor no momento da aula.
Inspirada em técnicas espaciais a plataforma vibratória ajuda a ganhar força, equilíbrio, flexibilidade e tonificação muscular. Ainda, faz massagens e drenagem linfática, que combatem a gordura localizada, celulite e o envelhecimento.
Um treino de 12 minutos queima cerca de 200 cal., além de aumentar a densidade óssea, aumentar a capilarização, a produção hormonal, reduz dores musculares, ajuda no emagrecimento, enrijece a pele.
Combate a osteoporose, reumatismo, excesso de gordura, artrite, contratura muscular, stress e ansiedade. Melhora a qualidade de vida de quem sofre de obesidade, Esclerose Múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica, Síndrome de Parkinson, AVC e algumas Paralisias.
Proporciona resistência ao músculo, capaz de assistir e resistir aos movimentos. Os exercícios com esse acessório geram flexibilidade, amplitude de movimento e fortalecimento muscular. Não gera tensão ou desequilíbrio para as articulações.
É um acessório que gera instabilidade e aumenta a performance do aluno na realização dos exercícios de solo. Nele são realizados exercícios de força, alongamento, coordenação motora e condicionamento cardiorrespiratório.
Com esse pequeno acessório realizamos exercícios de relaxamento, força equilíbrio e coordenação
A atividade no rolo desenvolve o centro de força composto pelos músculos do abdome e da região lombar dos glúteos e dos quadris. Auxilia na melhora da coordenação, equilíbrio, força e alongamento. O rolo ajuda o aluno a manter a consciência do corpo durante os exercícios.
É utilizado como ferramenta de facilitação ou como instrumento que dificulta a prática em algumas situações, contribui para o aumento do repertório e de grupos musculares trabalhados na aula. O desempenho motor aumenta e o corpo passa a ter um domínio completo sobre si mesmo e sobre o flex ring.
A bola é um elemento que intensifica os exercícios. Por ter a superfície móvel a instabilidade dela faz os músculos inativos trabalharem, recrutando tanto as fibras musculares profundas quanto as superficiais, e treinando a reação do corpo a ponto de o organismo ativar os músculos estabilizadores por absoluta necessidade.
Motivadores eles auxiliam na execução dos movimentos e desafiam os praticantes.