A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático – uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo – a trabalhar de forma mais acelerada. Entre os principais benefícios do método estão a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea combate à celulite e até o relaxamento corporal.
A função da drenagem linfática é retirar a linfa que fica acumulada entre as células, o que pode ser ocasionado por um retardo na produção da linfa, por exemplo, ou por dificuldades da absorção por parte das células. Com essa estimulação, há a diminuição do inchaço e melhora da celulite. O procedimento melhora também a circulação em geral, relaxa o corpo e pode atuar discretamente no combate a gordura localizada – uma vez que a massagem aumenta o metabolismo do local.
Indicações da drenagem: redução de edemas e linfedemas, fibro edema gelóide e lipoesclerose, insuficiência venosa crônica, cefaleias, nevralgias, edemas gestacionais, síndrome pré-menstrual, mastalgia, fadiga, dores nas pernas e desconforto pélvico, irritabilidade, ansiedade, tratamento pós-cirurgia plástica, rinites, sinusites, faringites entre outros.
A Osteopatia é considerada uma das disciplinas da medicina alternativa, ou terapêutica não convencional, uma vez que seus princípios filosóficos são diferentes dos da medicina convencional.
É um sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).
Foi criada pelo médico americano Andrew Taylor Still durante a guerra civil americana no final do séc. XIX. Foi através da observação e investigação que fez uma correlação entre as patologias e a suas manifestações físicas.
Na prática, os tratamentos da osteopatia estão enfocados em dores nas costas, pescoço, demais articulações e músculos.
É um método terapêutico manual que se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia:
– Problemas morfológicos;
– Problemas posturais;
– Lesões Articulares;
– Patologias Reumáticas;
– Seqüelas Neurológicas Espasticas;
– Problemas Traumáticos;
– Doenças Respiratórias.
A RPG baseia-se em três princípios fundamentais:
– Individualidade: Cada ser humano é único e reage de forma diferente;
– Causalidade: A verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma (causa/conseqüência)
– Globalidade: Deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias músculo-esqueléticas.
Um dos diferenciais da RPG é a revalorização da função estática dos músculos. Solicitados em permanência, estes podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, freando os movimentos e deformando o corpo. Assim, um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural.
Essa técnica visa estimular a mobilidade e o relaxamento das fáscias, tecidos que revestem nossos músculos, também chamada de terapia miofascial, é um tipo de massagem terapêutica manual.
Essa terapia manual miofascial atua sobre o tecido conjuntivo do corpo, soltando as aderências fáscias, fazendo com que seja recuperada a elasticidade normal.
O uso da Miofascioterapia tem se mostrado de grande eficácia para o tratamento fisioterapêutico no tratamento de dores na coluna e outra articulações, assim como prevenção de lesões do esporte.
A ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são utilizadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um determinado local do corpo, como por exemplo, em um músculo.
Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade.
Sendo assim, esse tipo de terapia é muito indicado para alívio das dores musculares, causando um efeito relaxante no músculo. Também é utilizada na área da estética no tratamento da celulite, pois o aumento da circulação de sangue pode reduzir o aspeto da casca pele de laranja.
Indicada para relaxar a musculatura, aliviar a dor e trazer bem estar, a massagem com pedras quentes é uma integração entre a massoterapia e a termoterapia (terapia pelo calor). As pedras utilizadas nessa massagem têm características bastante específicas.
O calor, o contato e a pressão da massagem com pedras quentes na superfície corporal desencadeiam respostas físicas de relaxamento muscular. Além disso, o procedimento também é considerado anti-inflamatório, ajuda a liberar neurotransmissores do bem estar pelo cérebro, como as endorfinas e encefalinas, que têm efeito analgésico, e serotonina, que causa bem estar e felicidade.
Outro benefício da massagem com pedras quentes é o aumento da irrigação sanguínea e consequente desintoxicação dos órgãos internos. Também aumenta o metabolismo celular e tranquiliza o sistema nervoso. Traz alívio de dores musculares e menstruais, melhora a circulação e problemas relacionados com as vias respiratórias, cansaço, depressão e ansiedade.