PILATES APLICADO À CERVICALGIA
A cervicalgia é a segunda causa de dor mais freqüente na população, perdendo apenas para a dor na coluna lombar. Estima-se que 22% das pessoas tenham dor cervical. Estas dores podem ser com ou sem irradiação para os membros superiores podendo vir associadas com cefaléia. Quando há compressão de nervos o paciente pode apresentar alterações neurológicas como a modificação da sensibilidade, da força muscular, parestesia.
As causas mais comuns são: Alterações da ATM (bruxismo), Osteoartrose, má postura, traumas, LER, hérnia discal, estenose do canal vertebral, espondilite anquilosante, artrite reumatóide, infecções (meningite, caxumba) e estresse. A dor na cervical pode se originar de alterações degenerativas causadas pelo processo de envelhecimento das estruturas da coluna cervical como discos, facetas.
O paciente com dor cervical pode apresentar vários padrões de dor. A dor pode ser puramente na face posterior do pescoço, pode acometer algum dos lados do músculo trapézio, supraespinhoso, rombóide e escaleno. Pode acometer também a face inferior da mandíbula, dentes e causar cefaléia.
Os músculos do pescoço devem sempre estar preparados para suportar o peso da cabeça, pois quando são submetidos a sobrecargas, tensionam, diminuído o fluxo sanguíneo para a região podendo causar dor.
Para manter uma boa postura e evitar sobrecargas, é importante realizar exercícios que trabalhem a consciência corporal, fortalecimento e alongamento. Além disso, deve promover prazer e relaxamento. Isso tudo irá preparar a musculatura da coluna cervical a suportar melhor o trabalho que recai sobre ela diariamente.
O Pilates trabalha a estabilização e a mobilização da coluna, melhorando a função nervosa e vascular do pescoço. O trabalho postural promove a organização da cabeça e pescoço melhorando a consciência corporal diminuído o risco de lesões e recidivas. Melhora o ritmo escapulo-umeral corrigindo movimentos compensatórios diminuindo assim a sobrecarga na região da cervical.
Quem nunca viu alguém fazendo abdominal projetando o queixo pra frente? Provavelmente essa pessoa deve estar com dificuldade de ativar os músculos estabilizadores. Por isso devemos ter cuidado nas aulas inicias, pois devido à dor, essa musculatura pode estar inibida.
Nas primeiras aulas devemos trabalhar exercícios que promovam o relaxamento dos músculos do pescoço, reeducar os movimentos da cervical, cabeça e da cintura escapular e estabilização cervical.
Os exercícios de Pilates são bastante eficazes tanto na estabilização da dor quanto na prevenção e orientação evitando recidivas. A respiração associada à ativação do Power House promove o equilíbrio muscular a fim de restabelecer o alinhamento do corpo como um todo melhorando a cervical. (Gabriela Zaparoli Belucci)

 

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